Mundo

Chávez adverte Obama sobre próximos passos que serão dados pelos EUA

postado em 02/06/2011 08:19
Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recomendou nesta quarta-feira (1;/6) que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ;pense muito bem; sobre qual será o ;próximo passo; dado contra os venezuelanos. A reação ocorreu depois que o governo norte-americano anunciou sanções à estatal petrolífera venezuelana, a PDVSA, porque a Venezuela mantém relações com o Irã.

;Eu recomendo ao Mr. [senhor] Obama, que já deu esse passo [de impor sanções], que pense muito bem para dar o seguinte [passo], que lhe recomendam os ;falcões; do Pentágono e do Congresso norte-americano empenhados em prejudicar, debilitar e destruir as revoluções venezuelana e cubana;, disse.

O discurso de Chávez foi transmitido em cadeia de rádio e televisão para toda a Venezuela. ;Estamos tremendo, estamos tremendo com as sanções;, disse ele. ;Eles [Estados Unidos] cruzaram uma linha. São eles que têm a iniciativa. Eles vão ver o que querem fazer e disso dependem as nossas ações.;

Anteontem (31/5), Chávez afirmou que as reações do governo da Venezuela estavam atreladas às próximas decisões definidas pelos norte-americanos. Desde junho de 2010, o Irã está submetido a uma série de sanções, que incluem proibições de comércio, negociações bancárias e econômicas com vários países.

As medidas de restrições ao Irã foram impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e unilateramente por vários países, como os Estados Unidos, a Austrália, o Canadá e o Japão, além da União Europeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação