Mundo

Primeiro-ministro do Japão avisa que renunciará ao cargo após reconstrução

postado em 02/06/2011 08:22
Brasília - O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, afirmou nesta quinta-feira (2/6) que vai renunciar tão logo conclua o processo de reconstrução das áreas afetadas pelo terremoto seguido por tsunami, em 11 de março. Khan apelou aos parlamentares para que rejeitem a moção de censura apresentada pelo Partido Democrata (PD) na Câmara Baixa. O apelo surtiu efeito e a medida foi reprovada. Do total de parlamentares, 293 rejeitaram a moção e apenas 152 foram contrários.

"Estou trabalhando na reconstrução do país, mas assim que concluir o trabalho, tenho a intenção de deixar a responsabilidade para a próxima geração de políticos;, disse o primeiro-ministro, que pediu a coesão do seu partido.

Khan enviou essa mensagem algumas horas antes da votação da moção de censura apresentada ontem (1;/6). Um dos líderes que defendem a saída do atual primeiro-ministro é Ichiro Ozawa, ex-secretário-geral do PD, que tem o apoio de cerca de 40 deputados.

A votação da moção de censura surge no momento em que o governo japonês enfrenta a pior crise nuclear mundial desde Chernobyl, em 1986. Paralelamente, as autoridades estão empenhadas na reconstrução do Japão, devastado pelo terremoto seguido por tsunami, em 11 de março.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação