Mundo

Sete pessoas são contaminadas por bactéria no Reino Unido

postado em 02/06/2011 08:24
Londres - Sete pessoas foram contaminadas pela bactéria E. coli entero-hemorrágica no Reino Unido. A informação é da Agência de Proteção da Saúde (HPA, na sigla em inglês) britânica, que em um comunicado divulgou que três pacientes são ingleses que viajaram recentemente à Alemanha e os outros quatro são cidadãos alemães.

"Não foi relatado nenhum caso de infecção secundária no território britânico", acrescentou a Agência, que ainda não sabe dizer quais produtos com possíveis focos de contaminação foram distribuídos no Reino Unido.

[SAIBAMAIS]Dos sete pacientes, três desenvolveram insuficiência renal potencialmente fatal, doença conhecida como síndrome hemolítica-urêmica. Os outro quatro apresentaram diarreia entero-hemorrágica.

O surto desta forma fatal da bactéria E. coli teve início na Alemanha e se estendeu para outros países da Europa. Dezessete pessoas já morreram no continente.

A origem da contaminação, no entanto, ainda é desconhecida. A suspeita inicial levantada pelo Governo alemão de que os pepinos espanhóis seriam os responsáveis pelo mal foi descartada.

"A HPA continua acompanhando a situação de perto e está trabalhando com as autoridades alemãs e com outras agências europeias para descobrir as causas do surto", afirmou a doutora Dilys Morgan, chefe do setor de infecções gastrointestinais e doenças zoonóticas da HPA.

"Alertamos os profissionais de saúde sobre a situação e aconselhamos que eles investiguem e informem rapidamente sobre qualquer caso suspeito com um histórico de viagem à Alemanha", acrescentou a médica.

As autoridades do setor de saúde britânicas recomendam cuidado àqueles que embarcam rumo à Alemanha e evitar o consumo de "tomates crus, pepinos e alface", em especiamente no norte do país, até segunda ordem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação