Mundo

Confrontos prosseguem no Iêmen e autoridades fecham aeroporto

postado em 02/06/2011 08:29
Sanaa - Os confrontos armados entre combatentes opositores e forças leais ao questionado presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, prosseguiam nesta quinta-feira em Sanaa, o que obrigou as autoridades a fechar o aeroporto da cidade, e chegaram, pela primeira vez, a Taez, 270 quilômetros ao sul da capital.

Após quatro meses de protestos populares reprimidos com violência pelo regime de Saleh, que se nega a deixar o poder, a revolta adquiriu outra magnitude em 23 de maio com o início de combates em Sanaa entre as forças do presidente e as tropas de um poderoso líder tribal, o xeque Sadek al-Ahmar, que se uniu à oposição.

Quinze pessoas morreram na noite de quarta-feira em combates entre partidários de Ahmar e as forças governamentais na capital iemenita.

Pela terceira noite consecutiva, partidários de Ahmar e Saleh protagonizaram combates extremamente violentos, segundo os moradores. Os confrontos provocaram a morte de 48 pessoas na quarta-feira(1/6).

Nesta quinta-feira, milhares de combatentes iemenitas iniciaram uma marcha para Sanaa para apoiar Ahmar na luta contra as forças de Saleh. Também na manhã desta quinta-feira(2/6), as autoridades iemenitas suspenderam os voos no aeroporto de Sanaa e desviaram alguns para Aden (sul) em consequência dos violentos combates, informou à AFP uma fonte aeroportuária.

Os confrontos entre forças do presidente Saleh e combatentes tribais, que aumentaram de intensidade, se concentram no bairro Al-Hasaba, zona norte da capital e que fica a 10 quilômetros do aeroporto.

Em 25 de maio, o aeroporto de Sanaa foi fechado por algumas horas devido aos combates entre a Guarda Republicana e membros de uma tribo hostil a Saleh.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação