Mundo

Imigrantes que fugiam da Líbia desaparecem em naufrágio na Tunísia

Agência France-Presse
postado em 02/06/2011 13:34
Túnis - Entre 200 e 270 pessoas que fugiam da Líbia desapareceram no litoral da Tunísia, e outras 600 foram socorridas quando tentavam dirigir-se à Itália num barco pesqueiro que naufragou, informaram as autoridades tunisianas nesta quinta-feira (2/6). Desde quarta-feira, a guarda costeira e o exército tunisiano participam das operações de socorro para levar a terra firme os refugiados africanos e asiáticos, que tentaram chegar à ilha italiana de Lampedusa num barco pesqueiro. A embarcação apresentou um defeito a 20 milhas das ilhas tunisianas de Kerkennah, no sul, mas o mau tempo atrapalhou o resgate, segundo a agência oficial TAP.

Entre as 570 pessoas retiradas, sete estão feridas e duas mulheres grávidas foram levadas ao hospital de Sfax (ao sul). Dois imigrantes morreram e os corpos foram enviados ao instituto médico legal da cidade. Quanto aos outros sobreviventes, cerca de 200 foram levados, durante a noite de quarta-feira ao acampamento de Choucha próximo da fronteira entre a Tunísia e a Líbia, a mais de 300 quilômetros de Sfax. Os outros sobreviventes do naufrágio também serão levados para lá.

[SAIBAMAIS]Desde meados de janeiro, quando derrubaram o presidente tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e desde o começo das revoltas na Líbia, a Itália recebe um grande número de imigrantes. Milhares de clandestinos tunisianos, em busca de um trabalho na Europa, e refugiados da guerra da Líbia estão migrando nos últimos meses para a pequena ilha de Lampedusa, que fica entre a Sicília e a Tunísia.

Segundo a defesa civil italiana, chegaram à costa italiana desde o começo do ano cerca de 40 mil imigrantes, dos quais a metade é da Tunísia. No entanto, nos últimos meses, os naufrágios de embarcações com imigrantes ilegais, na maioria das vezes sobrecarregadas com excesso de passageiros, ocorrem frequentemente.

No dia 6 de abril, pelo menos 150 refugiados da Somália e da Eritreia morreram no naufrágio de um barco que saía da Líbia. Na quarta-feira, as forças armadas maltesas socorreram uma embarcação com 76 refugiados que deixavam a cidade líbia de Misrata, dominada pelas forças do coronel Muammar Kadhafi.

De acordo com um balanço da ONU divulgado na terça-feira, pelo menos 1.200 pessoas que tentavam fugir pelo mar das violências na Líbia morreram ou estão desaparecidas. A ONU estima que ao todo 893 mil pessoas fugiram da Líbia desde o começo da revolta popular contra o regime do coronel Kadhafi, em fevereiro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação