Mundo

Chile: Justiça aceita investigar morte de Pablo Neruda

Agência France-Presse
postado em 02/06/2011 15:51
SANTIAGO - A Justiça chilena aceitou investigar o falecimento do poeta ganhador do prêmio Nobel Pablo Neruda, morto de câncer 12 dias depois do golpe de Estado de Augusto Pinochet, em 1973, mas que pode ter sido assassinado, segundo denúncia apresentada pelo Partido Comunista, informou o poder judicial esta quinta-feira (2/6).

O juiz Mario Carroza acolheu a acusação feita, na terça-feira, pelo PC chileno, partido no qual o poeta militava, após a denúncia apresentada pelo ex-motorista do escritor, Manuel Araya, para qual Neruda foi assassinado, disse à AFP uma fonte judicial.

Araya, hoje com 65 anos, garante ter estado com Neruda até horas antes de sua morte, que atribui à aplicação, no estômago, de uma substância estranha que agravou de forma fulminante do câncer de próstata do qual sofria o poeta, ganhador do Nobel de Literatura em 1971.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação