Mundo

Raúl Castro lamenta com Lula não poder se aposentar as 80 anos

Agência France-Presse
postado em 02/06/2011 17:03
HAVANA - O presidente de Cuba, Raúl Castro, que completa 80 anos nesta sexta-feira, lamentou com o presidente Lula, na véspera de seu aniversário, não poder se aposentar já, quando exerce seu primeiro mandato de cinco anos de um máximo de dois, dando a entender que poderia governar num segundo mandato, a partir de 2013.

"É uma pena que não possa me aposentar já, cumprindo o que se acertou no Congresso (do governista Partido Comunista, PCC); (...) eu não tenho dois mandatos, estou no primeiro", afirmou o governante, ao despedir no aeroporto de Havana o ex-presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Raúl Castro, a quem seu irmão, Fidel, cedeu o comando quando caiu doente, em julho de 2006, lançou, em abril, no VI Congresso do PCC (partido único), uma surpreendente proposta para limitar a um máximo de dois mandatos, com cinco anos cada um, o exercício dos principais cargos do governo e do partido.

O general Raúl Castro assumiu a presidência interinamente, em 2006, e formalmente, em fevereiro de 2008, quando seu irmão renunciou em definitivo, enquanto no Congresso de abril foi eleito para substituí-lo como primeiro-secretário (cargo máximo) do PCC.

O presidente, cinco anos mais novo que seu irmão, fez brincadeiras com os jornalistas, ao comentar o estado de saúde e a disposição de que desfruta em sua idade, diferentemente dos mais jovens que ele. "Como me veem, moças, como me veem? Pareço ter 80 anos?, Quantos velhos de 60 há por aí que não estão como eu?", afirmou Raúl Castro, que disse querer se aposentar para criar uma bisneta.

Diferente das comemorações que se anunciam para os 85 anos, em 13 de agosto, do líder máximo da revolução, Fidel Castro, não está prevista qualquer atividade especial para os 80 anos de seu irmão caçula. "Vou celebrá-lo só com os netos e algumas das filhas que tenho", afirmou o presidente, que enviuvou em junho de 2007 e tem três filhas e um filho.

Durante o VI Congresso, considerou uma "verdadeira vergonha" não haver substitutos para a geração que está no poder há 52 anos, encabeçada pelos irmãos Castro, e que tem idade média de 80 anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação