Mundo

Iêmen: Saleh solicita mediação do presidente senegalês

Agência France-Presse
postado em 02/06/2011 21:42
DACAR - O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Seleh, pediu a seu colega senegalês, Abdoulaye Wade, que faça gestões com Estados Unidos e França para um cessar-fogo e para eleições nas quais o presidente iemenita não se apresentará, indicou nesta quinta-feira a presidência do Senegal.

"O presidente Saleh solicitou a intervenção do presidente Wade diante de França, Estados Unidos, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e outros países para criar as condições para um cessar-fogo imediato e a programação de eleições livres e transparentes, cujo resultado se compromete a aceitar", afirmou a presidência senegalesa em comunicado transmitido à AFP.

"O presidente Saleh indicou que não pensa em se apresentar nessas eleições", segundo o texto publicado depois de uma reunião por telefone nesta quinta-feira entre Saleh e o chefe de Estado senegalês, também presidente da Organização da Conferência Islâmica (OCI).

Durante a entrevista, Saleh disse ao presidente Wade que "a revolta que ocorre em seu país foi impulsionada por forças externas apoiadas pela Al-Qaeda, que busca semear o caos e a desordem no Iêmen".

O Senegal anunciou estar disposto a acolher o presidente iemenita, mas este respondeu que prefere "ficar em seu país".

O movimento popular iniciado em janeiro contra o regime de Saleh, no poder desde 1978, foi pacífico até 23 de maio, quando a revolta deu um giro, dando lugar a confrontos armados na capital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação