Mundo

Iêmen: unidade dissidente do Exército é bombardeada

postado em 02/06/2011 21:52

SANAA - Posições da unidade liderada pelo general dissidente iemenita Ali Mohsen Al Ahmar, cujas tropas protegem manifestantes em Sanaa, foram bombardeadas na noite desta quinta-feira, revelaram testemunhas.

Vários tiros de morteiro atingiram posições da I Divisão Blindada, do general Al Ahmar, na zona da Praça da Mudança e diante da Universidade de Sanaa, reduto dos protestos contra o presidente iemenita Ali Abdullah Saleh.

Dois disparos atingiram o muro da Universidade, sem provocar vítimas, revelaram manifestantes.

O ataque ocorre em meio à batalha no norte da capital entre tropas leais ao presidente Abdullah Saleh e homens do chefe tribal xeque Sadek Al Ahmar, que se uniu ao movimento de oposição ao regime.

As forças do general Al Ahmar (sem parentesco direto com o chefe tribal), que abandonaram o presidente iemenita em março passado, têm se mantido até o momento à margem da batalha em Sanaa.

O movimento popular iniciado em janeiro contra o regime de Saleh, no poder desde 1978, foi pacífico até 23 de maio, quando a revolta deu um giro, dando lugar a confrontos armados na capital.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação