Mundo

Lula visita Chávez para analisar conflitos internacionais

Agência France-Presse
postado em 02/06/2011 21:53
CARACAS - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou nesta quinta-feira à Venezuela, onde se encontrará com o presidente Hugo Chávez para discutir temas que têm perturbado o cenário político internacional, como o conflito na Líbia e "as agressões" dos Estados Unidos aos países petroleiros.

"Com Lula (discutiremos) temas da situação mundial, como a Líbia e as agressões do Império (Estados Unidos), principalmente contra os países petroleiros. Serão temas políticos, temas humanos", revelou Chávez à jornalistas momentos antes de receber ao líder brasileiro no Palácio Presidencial de Miraflores.

"Lula é um personagem mundial (...) ele me prometeu uma visita, vem de Cuba, onde se reuniu com (o presidente cubano) Raúl Castro. Vem com sua equipe. Lula é e continuará sendo um ator político, não só do Brasil, mas da América Latina".

O ex-presidente brasileiro revisou em Cuba uma série de projetos financiados pelo Brasil e se reuniu com o Raúl Castro e seu irmão Fidel.

Chávez, que afirmou que Lula "ajudou muito a promover" a revolução bolivariana na Venezuela, também disse que possivelmente conversará sobre os temas abordados no Foro de São Paulo, que aconteceu recentemente na Nicarágua e que em 2012 será em Caracas.

O presidente venezuelano disse ainda que este encontro tem relação com sua visita oficial ao Brasil na semana que vem para reunir-se com a presidente Dilma Rousseff.

Chávez viajará na semana que vem ao Brasil, Equador e Cuba, como parte de uma série de visitas adiadas há duas semanas devido a uma lesão no joelho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação