Jornal Correio Braziliense

Mundo

Negociações entre Grécia, UE e FMI tiveram conclusão positiva

Atenas - As negociações entre Grécia, União Europeia e FMI tiveram uma "conclusão positiva" nesta sexta-feira, o que permitirá manter a ajuda financeira concedida ao país em maio de 2010, anunciou o Ministério grego das Finanças.

As negociações "abarcavam tanto a avaliação do progresso do programa", estabelecido para reduzir o déficit orçamentário grego imposto no ano passado por seus credores, como "as intervenções adicionais consideradas necessárias para atingir o objetivo do déficit de 2011", entre elas, as privatizações, indicou o comunicado.

O governo grego revelou no dia 23 de maio os principais pontos das medidas do novo programa de austeridade para 2012-2015, que chega a 6,4 bilhões de euros de economia para 2011 e a 22 bilhões para 2015.

Serão concluídos "nos próximos dias", "antes de sua aprovação pelo conselho de ministros e de sua apresentação no Parlamento", indicou o ministério.

As negociações entre o governo grego e seus credores duraram mais de três semanas. Um relatório elaborado pelos especialistas da UE, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional, cuja divulgação é aguardada para esta sexta-feira, deve autorizar o desbloqueio imediato de uma nova entrega de 12 bilhões de euros do empréstimo de 110 bilhões concedido no ano passado por um período de três anos.