Mundo

Negociações entre Grécia, UE e FMI tiveram conclusão positiva

postado em 03/06/2011 11:47
Atenas - As negociações entre Grécia, União Europeia e FMI tiveram uma "conclusão positiva" nesta sexta-feira, o que permitirá manter a ajuda financeira concedida ao país em maio de 2010, anunciou o Ministério grego das Finanças.

As negociações "abarcavam tanto a avaliação do progresso do programa", estabelecido para reduzir o déficit orçamentário grego imposto no ano passado por seus credores, como "as intervenções adicionais consideradas necessárias para atingir o objetivo do déficit de 2011", entre elas, as privatizações, indicou o comunicado.

O governo grego revelou no dia 23 de maio os principais pontos das medidas do novo programa de austeridade para 2012-2015, que chega a 6,4 bilhões de euros de economia para 2011 e a 22 bilhões para 2015.

Serão concluídos "nos próximos dias", "antes de sua aprovação pelo conselho de ministros e de sua apresentação no Parlamento", indicou o ministério.

As negociações entre o governo grego e seus credores duraram mais de três semanas. Um relatório elaborado pelos especialistas da UE, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional, cuja divulgação é aguardada para esta sexta-feira, deve autorizar o desbloqueio imediato de uma nova entrega de 12 bilhões de euros do empréstimo de 110 bilhões concedido no ano passado por um período de três anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação