Agência France-Presse
postado em 03/06/2011 17:56
TIKRIT - Um atentado perto de uma mesquita provocou 21 mortes e deixou 74 feridos em Tikrit, 160 km ao norte de Bagdá, anunciaram nesta sexta-feira fontes médicas e dos serviços de segurança.Uma bomba, que estava escondida em um barril de gasolina perto da entrada da mesquita, explodiu pouco depois do fim da oração, que era assistida pela maioria das autoridades locais, informou uma fonte do ministério do Interior que pediu anonimato. Segundo Walid al-Duri, médico do hospital da cidade, o centro sanitário recebeu 19 cadáveres e 72 feridos após o primeiro atentado.
Logo depois, o próprio hospital foi alvo de atentados suicidas que provocaram outros duas mortes e deixaram dois feridos, informou um responsável pela segurança de Tikrit. Antigo reduto da insurreição sunita, a província de Salahedin, cuja capital é Tikrit, continua sendo cenário de atentados.
No dia 29 de março, pelo menos 58 pessoas morreram e 97 ficaram feridas em um ataque ao conselho provincial de Salahedin, que foi tomado durante várias horas por um comando armado. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico no Iraque, o braço local da Al-Qaeda.
Em 18 de janeiro, 50 pessoas morreram e 150 ficaram feridas em um atentado suicida cometido contra um centro de recrutamento da polícia em Tikrit.