Agência France-Presse
postado em 03/06/2011 20:28
ASSUNÇÃO - Ministros do Interior e da Justiça do Mercosul (Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil) resolveram intensificar a cooperação em matéria de segurança, informou nesta sexta-feira (3/6) o ministro paraguaio Rafael Filizzola. "Conversamos bastante sobre a necessidade de dividir mais informações através de bases de dados interconectadas", disse Filizzola a jornalistas ao concluir o encontro, preparatório para a cúpula de presidentes do Mercosul que será realizada em Assunção em 24 de junho.O secretário de Estado revelou que os ministros de segurança da região preparam um "protocolo unificado de atuação" que será estudado pelos quatro países-membros no segundo semestre deste ano, em Montevidéu. "O fundamental é a cooperação permanente em matéria de segurança", afirmou.
Eduardo Bonomi, ministro do Interior do Uruguai, assegurou que na reunião de Assunção "foram obtidos avanços significativos" no tema.
O objetivo agora é conseguir um acordo com o gabinete regional da Interpol para usar sua infraestrutura e seus documentos relacionados com a atividade criminosa. "Queremos manter uma visão mais profunda e intensa da criminalidade para enfrentá-la, preveni-la com o conhecimento pleno das novas ameaças que recaem sobre nossos países", declarou.
Em um discurso, Bonomi declarou que a cooperação baseada em uma "forte vontade política" é a resposta precisa para "os problemas de segurança que afetam nossos países".