Mundo

EUA reforçam inspeção de verduras de Alemanha e Espanha

postado em 03/06/2011 20:44
WASHINGTON - Os Estados Unidos estão controlando toda a importação de pepinos, verduras e tomates provenientes de Alemanha e da Espanha, enquanto detectou seis possíveis casos de infecções pela letal bactéria E.coli, anunciaram fontes oficiais nesta sexta-feira.

A medida foi implementada 24 horas depois de a Alemanha publicar um alerta sanitário pelo foco infeccioso da bactéria E.coli, que matou 19 pessoas na Europa, a maioria na Alemanha. "O abastecimento dos Estados Unidos não está em risco", disse David Elder, diretor regional da agência de administração de drogas e alimentos dos Estados Unidos, a FDA.

"No entanto, como medida de precaução, a FDA decidiu controlar as importações", o que significa analisar todo o embarque de pepinos, tomates frescos e verdura, provenientes de Espanha e Alemanha, completou Elder. "Todo produto suspeito não será admitido em território americano", declarou Elder, completando que o país importa apenas 2% de tais produtos de Espanha e Alemanha.

Um porta-voz do Centro para o Controle e Prevenção de Doenças disse que foram registrados seis casos suspeitos nos Estados Unidos, dos quais quatro correspondem a pessoas que viajaram recentemente ao norte da Alemanha e dois militares destacados na Alemanha.

A bactéria que segundo as autoridades alemãs deixou mais de 2.000 doentes é "totalmente nova", particularmente agressiva e resistente aos antibióticos, segundo estudo publicado pela Universidade de Hamburgo-Eppendorf, que contou com a colaboração da empresa chinesa de biotecnologia BGI-Senzhen para sequenciar o genoma da bactéria.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação