Mundo

UE vai compensar agricultores afetados por crise provocada por bactéria

Agência France-Presse
postado em 06/06/2011 14:32
Bruxelas - A Comissão Europeia anunciou nesta segunda-feira (6/6) a intenção de propor "compensações" financeiras para os produtores de hortaliças afetados pela queda dos preços após a epidemia da bactéria E.coli na Alemanha.

"Amanhã (terça-feira) haverá uma reunião extraordinária de ministros da Agricultura" em Luxemburgo, "na qual a Comissão Europeia proporá medidas concretas de compensação" para o setor, disse sua porta-voz, Pia Ahrenkilde, durante entrevista coletiva.

Vários países pedem ajuda, entre eles a Espanha, vítima de uma crise de confiança originada especialmente por causa de seus pepinos, declarados suspeitos pelas autoridades alemãs por terem originado a expansão da bactéria. França, Holanda, Bélgica e a própria Alemanha também pedem ajuda, mas o executivo europeu não pôde, por enquanto, fixar um valor para atender a estas compensações. "A ideia é chegar amanhã (à reunião de Luxemburgo) com algo que nos permita debater e que cobrirá não apenas os produtores que são membros de organizações profissionais, mas também os que não fazem parte delas", disse o porta-voz da Comissão para Assuntos Agrícolas, Roger Waite.

Outra opção é que a União Europeia autorize os diferentes governos europeus a conceder ajudas públicas nacionais aos produtores afetados, à margem do orçamento da UE, mas limitadas a 7.500 euros por exploração, e durante três anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação