Mundo

Ex-senador republicano Rick Santorum lança candidatura à presidência

postado em 06/06/2011 21:12
WASHINGTON - O ex-senador republicano pela Pensilvânia Rick Santorum anunciou nesta segunda-feira (6/6) o lançamento de sua candidatura às eleições presidenciais americanas de 2012. "Estamos prontos para anunciar nossa presença nesta corrida e que entramos nela para ganhar", disse Santorum ao canal ABC.

Pai de sete filhos, Santorum, 53 anos, aparece com certo êxito em algumas pesquisas e entra na disputa com diversos pré-candidatos republicanos. "Os eleitores querem um candidato que mantenha seus princípios nos bons tempos e nos maus", destacou.

Santorum perdeu a cadeira no Senado, que ocupava desde 1995, para um democrata na última eleição. "Compatriotas americanos, este é o nosso tempo, este é o nosso momento", disse Santorum em um comício em Somerset, Pensilvânia. "Estou pronto para liderar. Estou pronto para fazer o que for preciso pelas novas gerações, com a coragem de lutar pela liberdade, pelos Estados Unidos...".

O pré-candidato disparou contra o presidente Barack Obama pelo manejo da economia e também por "desvalorizar a cultura" nacional com políticas sociais como o aborto e o casamento homossexual. As políticas falidas de Obama são resultado de sua "falta de fé no povo americano", de uma desvalorização da "moeda moral" e de seu fracasso em superar a crise da dívida.

Santorum pode enfrentar nas primárias republicanas a candidata à vice-presidência em 2008 Sarah Palin, o ex-prefeito de Nova York Rudolph Guliani e a congressista Michelle Bachmann, entre outros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação