Mundo

Atriz receberá 165 mil dólares de indenização por grampos em seu celular

Agência France-Presse
postado em 07/06/2011 16:20
LONDRES - Uma corte britânica confirmou nesta terça-feira uma indenização de 100.000 libras (165.000 dólares) acordada entre a atriz Sienna Miller e o jornal dominical britânico, News of the World, por escutas ilegais (grampos) realizadas em seu telefone celular para tentar obter informações exclusivas sobre ela.

O acordo, que também inclui o pagamento dos gastos legais da atriz de 29 anos, foi feito em maio, semanas depois que o News Group Newspaper - grupo ao qual pertence o semanário - admitiu sua responsabilidade nas escutas feitas no telefone celular da atriz.

Miller, que foi namorada do ator Jude Law, não esteve presente na breve audiência celebrada nesta terça-feira na Alta Corte de Londres, onde seu advogado, David Sherborne, afirmou que sua cliente foi objeto em 2005 e 2006 de vários artigos com "informações intrusivas e privadas". O tribunal também emitiu uma ordem para impedir qualquer nova intervenção ilegal na caixa de mensagens da atriz e sobre a publicação de informações privadas sobre ela.

Ainda que a indenização encerre sua disputa com o News of the World, a ordem judicial permite à atriz recorrer novamente à corte caso isso se repita. Os advogados do jornal ofereceram a Miller uma "desculpa sincera" pelos prejuízos causados.

Sienna Miller é apenas mais uma na longa lista de famosos britânicos que acusaram o dominical de maior tiragem do Reino Unido de grampear sua caixa de mensagens para obter informações exclusivas, após uma investigação policial lançada em 2007 e reaberta em princípios deste ano.

O News of the World estabeleceu em abril um fundo para indenizar as vítimas, estimado, segundo a imprensa local, em 20 milhões de libras (32 milhões de dólares).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação