Mundo

China diz que disputa para diretor do FMI ainda é indefinida

postado em 08/06/2011 08:12
Pequim - O chefe da diplomacia chinesa, Yang Jiechi, afirmou nesta quarta-feira que a disputa pelo posto de diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI) segue indefinida, ao término de uma reunião com a ministra francesa da Economia - e candidata favorita ao cargo -, Christine Lagarde."A competição está aberta. Há vários candidatos", limitou-se a dizer aos jornalistas o ministro das Relações Exteriores.

Lagarde, que conta com o apoio da Alemanha, Reino Unido e Itália, é considerada a favorita na disputa para suceder o compatriota Dominique Strauss-Kahn, que renunciou ao cargo após ser acusado de violência sexual contra uma camareira de hotel de Nova York.

A ministra francesa enfrenta dois rivais: o diretor do Banco Central do México, Agustin Carstens, e o do Banco Central do Cazaquistão, Grigori Marchenko. Lagarde viajou a Pequim para promover sua candidatura, após passar pela Índia e Brasil.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação