Mundo

Caos no Iêmen deixa Al-Qaeda mais perigosa

postado em 08/06/2011 12:26
Cairo - O "caos" no Iêmen faz com que a organização Al-Qaeda, bem implantada no país, seja ainda "mais perigosa", declarou nesta quarta-feira o comandante do Estado-Maior americano, Michael Mullen.

A Al-Qaeda na Península Arábica (AQBA) se desenvolveu até se transformar num elemento "virulento e mortal" dentro da rede internacional da Al-Qaeda, declarou o oficial de maior patente dos Estados Unidos num encontro com jornalistas na capital egípcia.

"Esta organização é incrivelmente perigosa e o caos que ocorre (no Iêmen) a deixa ainda mais perigosa", afirmou.

A AQBA, criada no Iêmen após a fusão dos grupos iemenita e saudita da organização em janeiro de 2009, está implantada no sul e no leste do Iêmen de onde são atribuídos numerosos ataques contra as forças de segurança.

O líder do grupo, o iemenita Naser al Wahishi, prometeu intensificar a jihad (guerra santa) para vingar a morte do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden, morto no dia 2 de maio no Paquistão num ataque do comando dos EUA.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação