Mundo

Atividade do vulcão chileno Puyehue continua em queda

Agência France-Presse
postado em 08/06/2011 18:09
LAGO RANCO - A atividade do vulcão Puyehue, no sul do Chile, mantinha sua tendência de queda nesta quarta-feira, enquanto as chuvas diminuíram nas últimas horas na região, apesar de estar mantido o risco de avalanches que possam arrastar o material expelido.

O último relatório do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin) afirmou que "continua em queda a atividade sísmica associada ao Cordão Caulle", que abriga o vulcão Puyehue e que entrou em erupção no sábado depois de um último registro de 1961. De acordo com Sernageomin, os terremotos associados à erupção tinham caído a "uma média de ocorrência de 7 eventos por hora", enquanto que a coluna eruptiva, que no momento de maior pico da erupção superou os 12 km, tinha caído a cerca de 7,5 km.

As chuvas, no entanto, diminuíram nas últimas horas, de acordo com os serviços de meteorologia, apesar de se manter o risco de enxurradas devido à acumulação de cinzas e pedras nas cabeceiras dos leitos nascentes no vulcão, que poderão ser arrastados pelas chuvas, aumentando o volume de vários rios da região.

"Apesar de a sismicidade e da altura da coluna eruptiva registrarem uma tendência de diminuição, conserva-se o nível dde alerta vulcânico em nível 6 vermelho: erupção moderada", completou o relatório da Sernageomin, que advertiu também que "é possível que o processo eruptivo volte a apresentar um aumento, com episódios similares aos já ocorridos ou superiores em intensidade".

O Escritório Nacional de Emergências (Onemi) manteve por sua vez o nível de ;alerta preventivo; na região que abriga o vulcão, devido à previsão de "vento de intensidade regular a moderada" até quinta-feira e adiantou que as "chuvas mais intensas serão registradas na quinta-feira".

A direção dos ventos levou a coluna de cinzas para o lado argentino, obrigando a suspender na terça-feira por várias horas todos os voos nos aeroportos de Buenos Aires, enquanto em Brasil, Uruguai e Chile, foram cancelados centenas de voos diante do avanço da nuvem de cinzas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação