Jornal Correio Braziliense

Mundo

Para a Casa Branca 'novo projeto nuclear do Irã é provocação'

WASHINGTON - A Casa Branca considerou nesta quarta-feira (8/6) "um ato de provocação" o anúncio do Irã de que prevê tratar urânio enriquecido a 20%, em uma nova instalação, para poder triplicar sua produção e exortou Teerã a "reexaminar" a decisão.

"Estamos preocupados com as intenções anunciadas pelo Irã de continuar reforçando seu programa de enriquecimento (nuclear) e com a violação de suas obrigações internacionais", declarou o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Tommy Vietor.

O Irã anunciou nesta quarta-feira que vai produzir urânio enriquecido a 20% em sua nova instalação de Fordu, que fica próxima da cidade santa de Qom - localizada a 150 km ao sul de Teerã - para, com isso, triplicar sua capacidade de produção, mesmo com a pressão das sanções internacionais contra seu programa nuclear.

"Sob o controle da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), este ano vamos transferir nossas atividades de enriquecimento de urânio a 20% de Natanz para Fordu e assim triplicaremos nossa capacidade de produção", disse o chefe do programa nuclear iraniano, Fereydun Abasi Davani, no site da rede de TV estatal. "Quando tivermos aumentado nossa capacidade de produção em Fordu, deixaremos de enriquecer urânio a 20% em Natanz, disse.