Mundo

UE anuncia apoio à reeleição de Ban Ki-moon na ONU

Agência France-Presse
postado em 08/06/2011 18:33
BRUXELAS - A União Europeia deu seu apoio nesta quarta-feira à candidatura do sul-coreano Ban Ki-moon para um segundo mandato de secretário-geral das Nações Unidas, anunciou em um comunicado a chefe da diplomacia europeia, Catherine Ashton.

O apoio da UE ocorre depois de que quatro dos cinco Estados-membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, China, França e Reino Unido) pronunciaram-se a favor de um segundo mandato para Ban. "A União Europeia cumprimenta o anúncio feito pelo secretário-geral Ban Ki-moon sobre sua candidatura para a reeleição", indicou Ashton.

"É uma boa notícia para as Nações Unidas e para a comunidade internacional, para a qual vem trabalhando sem descanso", completou. "Durante um período muito turbulento em várias frentes, Ban Ki-moon mostrou uma liderança forte e determinada", disse o chefe da diplomacia da UE. Ban, 66 anos, é secretário-geral desde 1; de janeiro de 2007 e seu mandato termina em 31 de dezembro.

Diplomatas da ONU afirmam que na ausência de um rival declarado, o Conselho de Segurança deverá aprovar sua candidatura, que será votada posteriormente na Assembleia Geral, até o fim de junho.

Ban Ki-moon foi criticado por suas reticências em abordar o problema dos direitos humanos em países como China, mas também foi cumprimentado pelos países ocidentais pela firmeza mostrada nos últimos meses em seu apoio aos movimentos da chamada "primavera árabe".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação