Mundo

Ollanda Humala chega ao Brasil quatro dias depois de eleito no Peru

postado em 08/06/2011 19:53
Apenas quatro dias depois de vencer a eleição presidencial no Peru, em um dos pleitos mais disputados da história do país, o nacionalista Ollanta Humala, de 48 anos, chega amanhã (9) a Brasília. Humala foi convidado anteontem (6) pela presidenta Dilma Rousseff para vir ao Brasil e aceitou. Em ocasiões distintas, Humala elogiou o Brasil e disse ter como exemplo de liderança o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Eleito com uma diferença de pouco mais de 1% sobre Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), Humala enfrenta agora a desconfiança do mercado econômico e dos empresários, que temem mudanças no sistema vigente. Ele é cobrado para definir logo sua equipe econômica. A economia peruana cresce em média 8% ao ano, mas, um dia após a eleição, a Bolsa de Valores de Lima registrou a maior queda da história, de 12,51%, e fechou mais cedo para evitar novas baixas.

[SAIBAMAIS]Humala tentou afastar os temores, informando que vai se concentrar nos esforços para o crescimento econômico com inclusão social. Ele disse ainda que escolherá os melhores técnicos e intelectuais para compor a equipe de governo, estimulando a economia aberta e de mercado para o fortalecimento interno.

Pelo último boletim, do Escritório de Processos Eleitores do Peru (cuja sigla em espanhol é Onpe), do total de 98% das urnas apuradas, Humala obteve 51,4% dos votos nas eleições do último domingo (5), contra 48,4% destinados a Keiko. Foi a terceira vez que ele disputou a Presidência no Peru. É considerado um político próximo aos presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales.

Assessores do presidente eleito informam que ele planeja passar o fim de semana no Brasil. A partir da próxima semana, Humala deve visitar os presidentes do Uruguai, José Pepe Mujica, da Argentina, Cristina Kirchner, e do Chile, Sebastián Piñera. Não há confirmações, por enquanto, de visitas à Bolívia, Colômbia, Venezuela e ao México.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação