Agência France-Presse
postado em 09/06/2011 13:25
Miami - O furacão Adrian, o primeiro da temporada no Pacífico, ficou maior nesta quinta-feira, com poder devastador e ventos de 185 km/h, embora o fenômeno se mantivesse longe da costa do México, informou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC).O olho do furacão se situava 710 km a sul-sudeste de Cabo Corrientes, México, e se prevê que se desloque na direção oeste-noroeste nas próximas horas, mantendo-se distante da costa centro-oeste mexicana, informou o NHC, com sede em Miami. "Adrian é um furacão de categoria três na escala Saffir-Simpson", que mede a força dos ventos, com máximo de cinco.
"Um fortalecimento adicional pode ocorrer na quinta ou sexta-feira (...), seguido de um enfraquecimento gradual", disse o NHC. Os ventos do Adrian provocarão fortes ondulações na costa sudoeste mexicana, onde os alertas foram suspensos pela distância em que se mantém.
As previsões indicam que a temporada de furacões no leste do Pacífico, que começou em 1; de junho e se estende até o fim de novembro, será formada por nuvens de tempestade e cinco furacões.
No Atlântico Norte, no entanto, ainda não se formou nenhum ciclone tropical, embora os especialistas tenham indicado que será uma temporada perigosa para Estados Unidos e Caribe, com 12 a 18 prováveis tempestades tropicais, das quais 6 a 10 poderão se tornar furacões.