Mundo

Militares sírios matam dois civis em cidade do país

Agência France-Presse
postado em 10/06/2011 09:57
Nicosia - Os militares sírios mataram dois manifestantes na localidade de Bosar al Aharir, na província de Dera (sul), anunciou Rami Abdel Rahman, chefe do Observatório Sírio de Direitos Humanos.

"Uma patrulha militar disparou contra os manifestantes que protestavam pacificamente em Bosra al-Harir", informou Abdel Rahman, citando habitantes desta localidade da província de Dera. Segundo a televisão pública síria, homens armados abriram fogo contra membros das forças de ordem em Bosra al Haris, matando um membro das forças de segurança e um civil.

O exército sírio também lançou nesta sexta-feira (10/6) uma operação no setor de Jisr Al Chughur (noroeste), cenário de atos de violência há vários dias, anunciou a tv síria. "Unidades do exército começaram sua missão para controlar os povoados vizinhos de Jisr al Chughur e deter os grupos armados", anunciou a televisão, afirmando que a operação foi realizada a pedido dos habitantes.

A maioria dos aproximadamente 50.000 habitantes desta localidade situada na localidade de Idleb (300 km ao norte de Damasco) fugiram esta semana da cidade por medo de uma operação militar de grande envergadura, segundo os ativistas. Durante os últimos dias foram registrados atos de violência na cidade, onde o exército realiza operações de rastreio desde sábado.

Na segunda-feira, as autoridades sírias afirmaram que grupos armados mataram 120 policiais em Jisr al Chughur, mas os ativistas de direitos humanos desmentiram esta versão. O movimento de protesto contra o regime do presidente Bashar al Assad começou em 15 de março na região do sul da Síria, que sofreu uma violenta repressão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação