Mundo

Expectativa é que nuvem de cinza vulcânica se dissipe para o Oceano

postado em 10/06/2011 13:29
Curitiba - O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), da Força Aérea Brasileira (FAB), divulgou nesta sexta-feira (10/6) que as nuvens de cinza vulcânica que já atinge as regiões de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba devem se dissipar para o Oceano Atlântico ;se mantidas as atuais condições meteorológicas;. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirma essa possibilidade, devido ao fluxo dos ventos. ;O vento que atinge a Região Sul, vindo da região das Cordilheiras dos Andes está se deslocando para o oceano e as cinzas seguem com os ventos;, explicou o meteorologista Flavio Varone, do Inmet.

[SAIBAMAIS]A nuvem de cinza vulcânica que atingiu a região de Curitiba no final dessa manhã, segundo boletim do Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina, ainda não foi percebida pelo serviço de meteorologia do estado, o Simepar. O meteorologista Cézar Duquia explica que as informações divulgadas pela FAB são mais precisas porque são fornecidas por pilotos que realizam voos em áreas atingidas. ;Por imagens de satélites fica mais difícil identificar, as resoluções das aeronaves são mais sensíveis;, afirmou.

Faz frio em toda a Região Sul. A temperatura mais baixa até agora foi de 0 grau Celsius (;C), registrada em Major Vieira, Santa Catarina. O serviço de meteorologia do Paraná (Simepar) confirma que a sensação de frio deve aumentar nas próximas horas. A temperatura mínima no estado hoje foi de 1,9;C em Palmas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação