Agência France-Presse
postado em 11/06/2011 10:04
NAIROBI - O suposto chefe da Al-Qaeda na África Oriental, o comorense Fazul Abdullah Muammad, morreu na quarta-feira passda em Mogadíscio, capital da Somália, informou neste sábado o chefe da polícia do Quênia, Mathew Iteere, confirmando uma informação dos rebeldes shebab."Recebemos esta informação das autoridades somalis. Elas nos disseram que dois terroristas foram mortos na Somália na quarta-feira. Foram identicicados como Fazul Mohammed e Ali Dere", declaró Iteere à AFP.
Segundo os serviços de segurança do governo de transição somali (TFG), dois membros dos shebab, um deles estrangeiro, foram mortos na madrugada de quarta no norte da capital somali durante um confronto num posto policial.
"Um dos mortos eh Fazul Abdullah, que Deus abençoe sua alma", declarou à AFP um dirigente dos shebab.
Suposto líder da Al-Qaeda na África Oriental, Fazul Abdullah Muhammad estava fugia há dez anos dos americanos, que ofereciam uma recompensa de 5 milhões de dólares por sua cabeça.
Era um dos atores-chave dos atentados contra as embaixadas americanas em Nairóbi e Dar es-Salam, que deixaram 224 mortos em julho de 1998.
Também estava envolvido nos atentados anti-israelenses de Mombasa (sudeste), que deixaram 15 mortos em 28 de novembro de 2002.
Naquele mesmo ano, ganhou a chefia das operações da Al-Qaeda para toda a África Oriental, segundo os serviços secretos americanos.