Mundo

Japão recorda os 3 meses do terremoto e tsunami de 11 de março

Agência France-Presse
postado em 11/06/2011 10:06
TOQUIO - O Japão recordou neste sábado os três meses da catástrofe de 11 de março com um minuto de silêncio em memória dos 23.500 mortos causados pelo terremoto seguido de tsunami no nordeste do país, onde também foram realizadas manifestações antinucleares.

Os sobreviventes das cidades e povoados arrasados no litoral de Tohoku (nordeste) fizeram um minuto de silêncio às 14H46 (02H46 de Brasília), hora exata em que ocorreu o tremor de magnitude 9 no fundo do Oceano Pacífico que provocou o maremoto gigante.

Na catástrofe morreram 23.500 pessoas, mas destes 8.000 corpos não foram encontrados. Mais de 90.000 sobreviventes perderam suas casas e ainda moram em abrigos.

O primeiro-ministro japonês Naoto Kan, de 64 anos, acusado de ter administrado mal a catástrofe e cujos dias no cargo estão contados, viajou ao porto de Kamaishi (nordeste) para conversar sobre a reconstrução da região.

O tsunami também danificou gravemente a central nuclear Fukushima Daiichi (N;1), cujos reatores continuam espalhando partículas radioativas.

Milhares de manifestantes desfilaram neste sábado em Tóquio e em outras cidades do arquipélago para reclamar o fechamento das usinas nucleares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação