Mundo

Maio foi o mês mais violento para civis no Afeganistão desde 2007

Agência France-Presse
postado em 11/06/2011 11:34
CABUL - O conflito no Afeganistão deixou 368 civis mortos em maio, que se transformou assim no mês mais violento desde o início, em 2007, do censo de vítimas civis no país, informou neste sábado a Missão da ONU para o Afeganistão (UNAMA).

Em maio também foram registrados 593 civis feridos, em acontecimentos vinculados ao conflito no Afeganistão.

"Houve mais civis mortos em maio do que em qualquer outro mês desde 2007, quando a UNAMA começou a contabilizar a vítimas civis", declarou Georgette Gagnon, diretora do departamento de direitos humanos da UNAMA, em um comunicado.

Segundo a fonte, os insurgentes foram responsáveis por 301 das mortes registradas, e 45 foram atribuídas às forças pró-governamentais. A responsabilidade das mortes restantes não pôde ser determinada, já que a maioria delas se deveu a troca de tiros.

A missão da ONU deve publicar no início de julho seu informe sobre a morte de civis no primeiro semesre. No ano de 2010, foi o mais sangrento para os civis, com 2.777 mortos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação