Agência France-Presse
postado em 11/06/2011 12:01
PARÍS - Os franceses conhecidos como "Indignados" e que na noite de sexta-feira se reuniram na Praça da Bastilha, na capital Paris - a exemplo dos jovens que recentemente organizaram um grande protesto em Madri - foram dispersados nesta madrugada pela polícia."Por volta das quatro horas da manhã, cerca de 50 policiais nos cercaram e nos pediram que fôssemos embora em pequenos grupos, e assim fizemos" explicou à AFP Grégory Pesqueille, um dos manifestantes que estavam no local.
Os jovens haviam chegado à praça por volta das 19h de sexta-feira. Depois da evacuação, os policiais desmontaram as tendas erguidas, evitando que se formasse no local um "acampamento pacífico", tal como queriam os manifestantes, que dispuseram então seus sacos de dormir nas calçadas.
A intenção dos jovens era "recuperar a Bastilha", após a expulsão de cerca de mil manifestantes desta histórica praça em 29 de maio.
O movimento dos "Indignados" franceses, que seguiu o modelo do protesto surgido na Espanha, teve início em 19 de maio na Bastilha. De cunho popular, o movimento rejeita a "democracia representativa" e uma "situação econômica se se tornou insuportável".