Agência France-Presse
postado em 11/06/2011 22:23
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, reiterou sua "profunda tristeza e preocupação" pela situação na Síria e porque "tanta gente morreu", em coletiva de imprensa neste sábado em Cartagena, no norte da Colômbia."Estou muito triste e muito preocupado com o que está ocorrendo na Síria. Fiz muitas declarações e falei com o presidente (Bashar al Assad) muitas vezes, pessoalmente, para dizer a ele que deve tomar ações imediatas e decisivas e escutar seu povo e atender suas necessidades", disse Ban.
"Me sinto muito triste pelo fato de tanta gente ter morrido", completou na coletiva de imprensa na qual estava acompanhado do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos.
Na sexta-feira, o secretário-geral da ONU condenou o uso da força militar contra os manifestantes na Síria, que qualificou de "inaceitável", segundo seu porta-voz, Martin Nesirky, em Nova York.
Ban tinha se referido particularmente a uma nova operação no povoado de Yisr al Shughur, onde ao menos 25 pessoas foram mortos pelas forças de segurança sírias nos protestos que se ampliam por todo o país.
O secretário-geral da ONU chegou na sexta-feira à tarde na Colômbia, primeiro ponto de uma viagem sul-americana que o levará também a Argentina, Uruguai e Brasil.