Mundo

Talibãs negam a autoria do atentado em cidade paquistanesa

Agência France-Presse
postado em 12/06/2011 09:46
PESHAWAR - Os talibãs do Paquistão afirmaram neste domingo que não são os autores da dupla explosão que matou 35 pessoas e feriu tantas outras na véspera em um bairro comercial da cidade de Peshawar (noroeste).

Os talibãs enfatizaram que seus ataques visam apenas ao governo e ao exército.

"Não somos os autores del atentado de Peshawar. As agências dos serviços secretos estrangeiros tentam nos incriminar", declarou por telefone à AFP Ehsanullah Ehsan, porta-voz dos talibãs paquistaneses.

"Não atacamos pessoas inocentes. Nosso objetivo é claro, atacamos as forças de segurança, o governo e que os apoiam", acrescentou.

Ao menos 35 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas na explosão de duas bombas no sábado em um supermercado Peshawar.

As explosões ocorreram no Supermercado de Jiber, rodeado por apartamentos para estudantes, lojas, um ponto de venda de sucos e um hotel.

"Ao menos 35 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas nas explosões", disse à AFP um alto oficial da polícia local, Ijaz Khan. Segundo ele, as detonações ocorreram com um intervalo de quatro minutos.

"A primeira explosão foi bastante pequena, mas quando as pessoas aproximaram-se do local da explosão, ocorreu a segunda, muito mais forte", explicou.

O balanço anterior era de 15 mortos.

Mais de 4.400 pessoas morreram em todo o Paquistão em atentados atribuídos aos talibãs e outros extremistas islâmicos, com reduto nas regiões tribais do noroeste do país, desde que a força pública atacou em 2007 em Islamabad uma mesquita frequentada por radicais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação