Mundo

O israelense Stanley Fischer, candidato ao FMI, também é americano

Agência France-Presse
postado em 12/06/2011 10:10
JERUSALÉM, 12 junho 2011 (AFP) - O diretor do Banco de Israel, Stanley Fischer, que se apresentou na última hora como candidato a diretor-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), também tem nacionalidade americana, informou uma fonte do Banco Central hebreu.

Fischer anunciou no sábado sua decisão de disputar o posto de diretor-gerente do FMI.

"Acredito que posso contribuir para o FMI e para a economia mundial neste período pós-crise", disse.

O presidente do banco central confirmou assim uma informação divulgada pouco antes pela emissora israelense 2.

Fischer, um economista de 67 anos, respeitado por ter ajudado a economia israelense a atravessar a crise financeira internacional, enfrentará a ministra francesa das Finanças, Christine Lagarde, considerada favorita, e o presidente do Banco do México, Agustín Carstens.

Fischer, que ocupou postos importantes no Banco Mundial e foi o número dois do FMI e do grupo financeiro Citigroup, aceitou em março um segundo mandato de cinco anos à frente do Banco de Israel.

As candidaturas podiam ser apresentadas até a sexta-feira à meia-noite, horário de Washington (01h00 de Brasília do sábado).

O FMI indicou que não fará nenhuma declaração sobre os nomes dos candidatos antes de segunda-feira.

O fundo tem como meta nomear um novo diretor-gerente em 30 de junho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação