Mundo

Estado patagônico de Neuquén elege governador em meio às cinzas vulcânicas

Agência France-Presse
postado em 12/06/2011 13:11
BUENOS AIRES - Cerca de 400 mil cidadãos estão habilitados a participar neste domingo das eleições para governador e deputados em Neuquén, o estado da Patagônia argentina mais afetado pelas cinzas do vulcão chileno Puyehue.

Dois candidatos de enfoques diferentes, mas a favor do atual governo federal, são os favoritos para ocupar o governo desta província cujas principais atividades estão nos setores petrolíferos, agrícolas, na produção de energia hidroelétrica e no turismo de inverno em centros como Bariloche e Villa la Angostura, muito afetados pelo fenômeno.

Jorge Sapag, do Movimento Popular Neuquino (MPN), que tenta a reeleição; e Martín Farizano, da Frente Neuquina, são os favoritos nas pesquisas.

O MPN é um partido que tem 50 anos e desde que foi fundado nunca perdeu uma eleição para governador.

Os habitantes também vão eleger 35 deputados estaduais, além dos prefeitos e vereadores de 11 municípios.

Das quatro eleições realizadas em 2011 até este domingo, três foram favoráveis ao governo da presidente Cristina Kirchner.

A primeira eleição foi no dia 13 de março, em Catamarca (noroeste do país), quando Lucía Corpacci, aliada de Kirchner, foi eleita governadora.

Em Salta (norte) Juan Manuel Urtubey foi reeleito, um peronista que mantém um apoio crítico ao governo central; e em La Rioja Luis Beder Herrera, alinhado à presidência.

O único estado em que até agora a oposição venceu foi em Chubut (sul), onde Martín Buzzi foi eleito.

Onze províncias e a cidade de Buenos Aires decidiram realizar as eleições locais antes das presidenciais, as outras optaram por realizá-las no mesmo dia, em 23 de outubro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação