Mundo

Cinzas de vulcão chileno chegam à Austrália e cancelam voos

postado em 12/06/2011 13:12
A empresa aérea australiana Qantas cancelou neste domingo (12) todos os voos partindo de Melbourne ou com destino à cidade, devido à nuvem de cinzas do vulcão chileno que atravessou o Oceano Pacífico.

A Qantas já havia cancelado todos os voos para a Tasmânia e para algumas regiões da Nova Zelândia.

Outras companhias aéreas também interromperam os pousos e as decolagens, deixando milhares de passageiros sem alternativas para viajar.

A Virgin Atlantic cancelou 34 voos domésticos e um voo internacional que partiria de Melbourne e a Jetstar cancelou os da Nova Zelândia e Tasmânia para a Austrália.

A companhia Air New Zealand disse que não mudou nenhum horário, mas que está ajustando as suas rotas. A empresa prevê que a nuvem de cinzas vulcânicas provoque transtornos ao longo de toda a semana.

Passageiros na Tasmânia disseram à televisão australiana ABC News que temem ficar vários dias presos na ilha, já que os serviços de barcas para a Austrália estão lotados para os próximos dois dias.

A Qantas disse que considera arriscado voar com a nuvem de cinzas. A empresa estima que 8 mil passageiros foram afetados pelos cancelamentos.

O vulcão está em atividade há uma semana. Ventos fortes fizeram com que partículas chegassem à Austrália e à Nova Zelândia em uma altitude entre 6 mil e 10 mil metros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação