Agência France-Presse
postado em 12/06/2011 22:25
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, encerrou neste domingo sua visita à Colômbia percorrendo o povoado de Soacha, no sul de Bogotá, onde as Nações Unidas realiza projetos para melhorar a situação dos deslocados pela violência.Em sua última atividade oficial na Colômbia, Ban participou da inauguração de uma escola para crianças deslocadas e em condição de vulnerabilidade na região Altos de La Florida, na parte mais alta da montanha de Soacha, cuja construção foi financiada pela ONU.
"As Nações Unidas estão comprometidas em trabalhar com vocês para melhorar suas vidas. A educação é a base para resolver seus problemas", disse Ban aos moradores de Soacha, ao descrever esse município como o local "que resume os problemas da Colômbia: pobreza, falta de saneamento básico, violência e desigualdade".
Soacha é um povoado de 500.000 habitantes, dos quais cerca de 10% é população deslocada devido ao conflito armado que há quase meio século atinge a Colômbia, com a intervenção de guerrilhas de esquerda e grupos paramilitares de extrema direita.
A visita de Ban à Colômbia, onde conseguiu o apoio do governo para sua reeleição a um segundo mandato de cinco anos, faz parte de uma viagem sul-americana que o levará também a Argentina, Uruguai e Brasil.