Agência France-Presse
postado em 12/06/2011 22:00
O vulcão Puyehue, no sul do Chile, apresentou "uma diminuição em sua atividade" neste domingo, enquanto foi levantada a restrição para a entrada em algumas regiões próximas que tinham sido evacuadas, informou o Serviço Nacional de Geologia e Mineração.Em seu relatório, a Sernageomin manifestou também que a sismicidade associada à erupção "manteve-se sem maiores variações", e que uma explosão no vulcão, "elevou a coluna eruptiva até aproximadamente 8 km de altura".
O órgão completou que ao sudoeste do vulcão não existem áreas afetadas pela queda das cinzas. Por isso, o Sernageomin ordenou "levantar a restrição de entrada" nessas regiões que tinham sido evacuadas quando começou a erupção do Puyehue há uma semana.
No entanto, a restrição se manterá nas localidades do vale onde está o rio Nilahue e o Lago Ranco, devido a uma alta probabilidade de enxurradas por conta da acumulação de material vulcânico.
Desde o início da erupção do Puyehue, as autoridades chilenas retiraram cerca de 4.000 pessoas de localidades próximas ao vulcão.
Aeroportos da Patagônia argentina continuavam fechados devido à nuvem de cinzas que impede a decolagem.
A companhia aérea Qantas teve de cancelar neste domingo seus voos domésticos e várias conexões com a Nova Zelândia devido às cinzas do vulcão chileno.