Agência France-Presse
postado em 14/06/2011 09:34
Montevidéu - Os voos previstos para decolar ou aterrissar no aeroporto de Carrasco, na capital uruguaia, seguiam cancelados ao menos até o meio-dia desta terça-feira devido à nuvem de cinzas procedente do vulcão chileno Puyehue.As companhias aéreas que suspenderam seus voos foram Pluna, Gol, COPA, TACA, Aerolíneas Argentinas, BQB Sol Líneas Aéreas, Lan e TAM, segundo o site do aeroporto. Além disso, um voo da Iberia procedente de Madri figurava como desviado.
Os voos, suspensos desde a noite de domingo, foram cancelados por decisão das companhias aéreas diante do risco produzido pelas cinzas para os motores dos aviões, mas o aeroporto não está fechado.
Em seu primeiro relatório desta terça-feira, a Direção Nacional de Meteorologia eliminou a advertência de risco amarelo ("atenção") e não previa a presença de cinzas vulcânicas no território para o dia de hoje.
A nuvem de cinzas cobria na segunda-feira todo o território uruguaio, afirmou Laura Vanoli, diretora de Meteorologia e Aeronáutica, à AFP.
A nuvem de cinzas do vulcão chileno Puyehue chegou na quinta-feira passada ao Uruguai e obrigou o cancelamento da maioria dos voos previstos para esse dia e o seguinte.