Mundo

Ator Danny Glover diz Obama não mudou nada para negros e latinos

postado em 14/06/2011 18:05

HAVANA - O ator americano Danny Glover afirmou em Havana que a chegada ao poder de Barack Obama em nada mudou a marginalização sofrida por negros e latino-americanos nos Estados Unidos, agravada com a crise, segundo uma entrevista publicada nesta terça-feira.

"O fato de ter um presidente negro (...) não trouxe vantagem alguma para os afro-americanos. O certo é que negros e latinos são os setores populacionais que sofrem mais rigorosamente o impacto da crise", declarou ao jornal oficial Granma. "Falam que já estamos saindo dos piores momentos (...) estatísticas citam o fim da recessão e o início da recuperação. Mas estas estatísticas não chegam aos negros e latinos, cada vez mais pobres", ressaltou.

O ator negro, de 64 anos, estimou que "o problema está no mesmo sistema, criado sobre bases destrutivas", não apenas nos Estados Unidos, "mas em boa parte do planeta". "Vivemos em meio a um esbanjamento material, que confunde o consumo com o bem-estar, o acúmulo de recursos com o sucesso, sem pensar no dano que fazemos a nós mesmos", disse.

"Devemos nos conscientizar sobre isso, porque se continuarmos acreditando que o sistema vai se emendar por si só e resolver estes problemas, estaremos nos enganando e caindo em uma armadilha", acrescentou.

Glover, revelado no filme "A cor púrpura" (1985) de Steven Spielberg e famoso por seu papel com Mel Gibson em "Máquina mortífera" (1987), visita a ilha como Embaixador da Boa Vontade da UNICEF para participar no seminário "Cuba e os povos afrodescendentes da América".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação