Mundo

Para vice-presidente da Venezuela, Chávez tem condições de governar

postado em 14/06/2011 18:33

CARACAS - O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, esclareceu nesta terça-feira que "não deve nem quer assumir as funções do presidente Hugo Chávez", que se recupera em Cuba após ter sido operado de um abscesso pélvico - um acúmulo de pus num órgão ou cavidade do corpo alojado na região inferior do abdômen - e reiterou que o chefe de Estado está em plenas faculdades físicas e mentais para governar.

Segundo fontes médicas, 99% dos casos de abscesso pélvico são caracterizados por uma lesão na região pélvica, embora a origem do problema não tenha sido confirmada pelo governo. "O presidente legítimo, constitucional, legal e em pleno exercício de suas competências é Hugo Chávez Frías", declarou Jaua, respondendo a uma pergunta sobre se deveria assumir a presidência na ausência de Chávez, cuja data de retorno à Venezuela ainda não foi anunciada.

Nos últimos dias, representantes da oposição sugeriram que Jaua deveria assumir as funções de Chávez enquanto ele se recupera da cirurgia de urgência a que se submeteu durante uma visita oficial a Cuba. "Não se equivoquem senhores de direita: sou um homem de honra, forjado nos valores da lealdade e da amizade. Defenderei com minha própria vida o mandato constitucional do presidente Chávez", disse.

O vice-presidente explicou que Chávez havia solicitado permissão ao Parlamento para realizar na semana passada uma série de visitas ao Brasil, Equador e Cuba. No domingo, Chávez confirmou por meio de uma ligação telefônica à TV estatal Telesul (com sede em Caracas) que está se recuperando de forma satisfatória e que está em plenas condições de governar. "Tenham certeza de que se estivesse me sentindo mal eu seria o primeiro a tomar alguma decisão (...) Estou em plenas condições e capacidades. Sinto-me melhor do que antes da operação", afirmou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação