Mundo

Pedro Passos Coelho é nomeado primeiro-ministro de Portugal

Agência France-Presse
postado em 15/06/2011 10:28
Lisboa - O social-democrata Pedro Passos Coelho, vencedor das eleições legislativas de 5 de junho em Portugal, foi nomeado primeiro-ministro pelo presidente Aníbal Cavaco Silva, anunciou nesta quarta-feira a presidência da República em um comunicado.

"Depois de ter ouvido os partidos políticos representados no Parlamento, o presidente da República nomeou o presidente do Partido Social-Democrata, Pedro Passos Coelho, primeiro-ministro", afirma o texto oficial.

Aos 46 anos, Passos Coelho, liberal de centro-direita, é o sucessor do socialista José Sócrates, que estava no poder desde março de 2005 e renunciou em 23 de março, antes de ser derrotado nas legislativas antecipadas.

Segundo os resultados ainda provisórios da eleição, o PSD obteve 38,6% dos votos, contra 28% do PS.

Os resultados completos devem ser anunciados ainda nesta quarta-feiar, após a apuração dos votos dos portugueses do exterior, que elegem quatro deputados.

Das 226 cadeiras do Parlamento já definidas de um total de 230, o PSD obteve 105, contra 73 para o PS.

O partido de direita CDS-PP, com o qual Passos Coelho fez um acordo de coalizão, elegeu 24 deputados, o que dá ao novo governo uma confortável maioria absoluta de pelo menos 129 deputados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação