Mundo

Nuvem de cinzas do vulcão chileno está prestes a completar volta ao mundo

Agência France-Presse
postado em 15/06/2011 12:02
Santiago - A nuvem de cinzas do vulcão Puyehue, localizado no sul do Chile, está prestes a completar a volta ao mundo, 12 dias após o início da erupção, avançando a cerca de 100 km/h, para regressar ao Chile neste fim de semana, segundo especialistas.

"A nuvem já está em Rapa Nui e nos atingirá pelas costas no sábado, ou seja, retornará ao território continental chileno pelo Oceano Pacífico após seguir uma trajetória de oeste a leste", disse Pablo Ortega, secretário-geral da Direção de Aeronáutica Civil.

Rapa Nui é a capital da Ilha de Páscoa, um território insular chileno localizado no Oceano Pacífico, a cerca de 3.500 km de distância do território continental do Chile.

De acordo com Ortega, a nuvem avança a uma velocidade de 100 km por hora, dependendo dos ventos, e por isso estima-se que entrará novamente em território continental chileno no sábado pela região de Aysén, vizinha ao local onde está o vulcão.

O Puyehue, localizado no Cordón-Caulle, começou sua erupção no sábado, 4 de junho. A direção dos ventos levou imediatamente a nuvem de cinzas em direção ao leste, para a cidade argentina de Bariloche, que ficou coberta com um manto de 40 cm de cinzas.

O avanço dos ventos levou a nuvem para Buenos Aires e Montevidéu, e, posteriormente, seguindo a rotação natural da Terra - de oeste a leste -, as cinzas chegaram à Austrália e Nova Zelândia, para dar a volta ao mundo e retornar ao seu ponto de partida nos próximos dias.

Segundo o último relatório do Serviço Nacional de Geologia e Mineração (Sernageomin), a atividade no vulcão mostrou nas últimas horas uma "instabilidade", marcada pela oscilação na atividade sísmica e na altura da coluna de erupção, que subiu por mais de 9 km, após cair para cerca de 7 km nos dias anteriores.

A instabilidade levou o Sernageompin a advertir que "é possível que volte a apresentar um aumento na atividade eruptiva com episódios similares aos já ocorridos ou superiores em intensidade. Portanto, conserva o nível de alerta vulcânico em Nível 6: Vermelho/Erupção Moderada".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação