Mundo

Ban Ki-Moon pede à Síria reformas 'antes que seja tarde demais'

Agência France-Presse
postado em 15/06/2011 19:10
MONTEVIDÉU - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, instou nesta quarta-feira o presidente sírio, Bashar al Asad, a "implementar reformas agora, antes que seja tarde demais", durante visita oficial ao Uruguai.

Ban se disse "profundamente preocupado com a situação na Síria" e instou "uma vez mais ao presidente Assad e suas autoridades a que protejam seu povo, respeitem seus direitos, escutem suas vozes, quais são suas aspirações, quais são os desafios, a criar as condições para que os refugiados voltem, a implementar reformas agora antes que seja tarde demais". "É um tempo de grandes mudanças e de esperanças", disse Ban durante discurso na Assembleia Geral legislativa do Uruguai.

[SAIBAMAIS]"Transformações que não teríamos imaginado em toda a nossa vida estão acontecendo em um abrir e fechar de olhos. No Oriente Médio o povo está levantando a voz, pedindo liberdade e democracia", sustentou.

Na quarta-feira, o Conselho de Direitos Humanos da ONU reiterou seu apelo ao governo sírio para que autorize uma missão do organismo para investigar as violações aos direitos humanos, cerca de três meses depois do início da violência.

Mais de 1.200 pessoas morreram e 10.000 foram detidas na Síria desde o início da repressão, segundo várias ONGs e a ONU.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação