Mundo

Partido de direita vence eleições legislativas em Portugal

Agência France-Presse
postado em 15/06/2011 20:54
LISBOA - O Partido Social Democrata (PSD, centro-direita) venceu as eleições legislativas antecipadas de 5 de junho em Portugal com 38,65% dos votos e somará 108 deputados dos 230 do Parlamento, contra 74 para o Partido Socialista, segundo os resultados oficiais completos publicados nesta quarta-feira.

Segundo estes resultados publicados pelo Ministério do Interior, depois de computados os votos dos portugueses estabelecidos no exterior (4 cadeiras), o partido CDS-PP (partido de direita minoritário) soma 11,70% dos votos, ou seja, 24 deputados, o que dá à direita uma confortável maioria absoluta de 132 cadeiras. Na esquerda antiliberal, a coalizão comunistas-verdes CDU obteve 7,9% dos votos (16 cadeiras) e o Bloco de Esquerda (extrema esquerda) teve 5,2% dos votos (8 cadeiras).

A abstenção foi de 41,9% do padrão eleitoral, superior ao recorde de 2009, quando 40,3% dos eleitores não votaram. Estes resultados são ainda provisórios e podem ser objeto de um recurso já que o Partido Socialista impugnou a validez dos votos dos portugueses do Rio de Janeiro.

O líder social-democrata, Pedro Passos Coelho, um liberal de centro-direita, foi nomeado nesta quarta-feira primeiro-ministro para suceder o socialista José Sócrates, no poder desde março de 2005, que renunciou em 23 de março, antes de ser derrotado nas legislativas antecipadas de 5 de junho.

Passos Coelho anunciou que formará rapidamente um governo de coalizão com o CDS-PP, reconhecendo que é necessário atuar para enfrentar a crise econômica e financeira.

Passos Coelho terá a cargo a aplicação de duros cortes e de uma reforma trabalhista adotada no mês passado em troca de um pacote de ajuda de 78 bilhões de euros (110 bilhões de dólares) da União Europeia (UE) e o Fundo Monetário Internacional (FMI). O acordo deve ser assinado nesta quinta-feira em uma cerimônia pública.

A dívida de Portugal, um país da zona do euro, subia para 160 bilhões de euros no fim de 2010 (equivalente a 100% do PIB) e seu déficit público representava 9,1% do PIB. O ajuste permitirá reduzi-lo a 5,9% em 2011, segundo dados da Comissão Europeia. O desemprego estava no fim do ano passado em um 11% da população ativa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação