Mundo

Congressista do Arizona (EUA) recebe alta cinco meses após levar um tiro

Agência France-Presse
postado em 15/06/2011 21:55
LOS ANGELES - A congressita americana Gabrielle Giffords, ferida gravemente na cabeça em janeiro passado, durante um tiroteio que custou a vida de seis pessoas no Arizona (oeste), recebeu alta nesta quarta-feira (15/6), informou o Memorial Hermann Hospital de Houston (Texas).

Segundo os médicos, "suas faculdades cerebrais e sua forma física têm progredido de tal maneira que não é mais preciso que ela permaneça no hospital". "Nos emociona saber que agora ela entrará na segunda fase de sua reabilitação, que consistirá basicamente de medicamentos", disse Gerard Francisco, um dos diretores do hospital.

Giffords, esposa do astronauta da nave espacial Endeavour Mark Kelly, sofreu uma operação no dia 18 de maio para reimplantar parte de seu crânio.

Pouco antes da cirurgia, a congressista viajou ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida (sudeste), para presenciar - de cadeira de rodas - o lançamento da Endeavour, que levava seu marido e outros cinco astronautas à Estação Espacial Internacional (ISS).

Seis pessoas, entre elas um juiz federal e uma menina de nove anos, foram assassinados no dia 8 de janeiro, e mais 13 ficaram feridas.

O autor dos disparos, Jared Loughner, de 22 anos, sofre de esquizofrenia e encontra-se internado. Os médicos devem determinar em breve se ele irá a julgamento ou não.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação