Agência France-Presse
postado em 17/06/2011 08:16
Guveççi - O número de sírios refugiados na Turquia, sem consequência da repressão em seu país, alcançou 9.700 nesta sexta-feira, com a chegada nas últimas 24 horas de mais de mil pessoas."O número de sírios na Turquia nesta sexta-feira é de 9.700", declarou à AFP uma fonte do governo turco, que informou que 1.200 pessoas cruzaram a fronteira na quinta-feira e durante a madrugada.
Os refugiados estão em cinco acampamentos em Hatay, província do sul da Turquia, instalados pela Crescente Vermelha (a Cruz Vermelha nos países islâmicos).
O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, declarou que o país não fechará as portas aos refugiados sírios. Na quinta-feira, o ministro das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, declarou que a Turquia dará assistência humanitária aos sírios, não apenas nos campos de refugiados, mas também do outro lado da fronteira, onde estão reunidas milhares de pessoas.
Segundo a ONU, a repressão na Síria deixou 1.200 mortos e mais de 10.000 pessoas foram detidas desde o início dos protestos contra Bashar al-Assad em março.