Mundo

Polícia toma prisão na Venezuela onde 22 pessoas morreram em briga

Agência France-Presse
postado em 17/06/2011 17:06
CARACAS - Pelo menos sete pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira em uma vasta operação policial para tomar o controle da prisão venezuelana de El Rodeo, onde nos últimos dias houve pelo menos 22 mortos em um confronto armado, informaram fontes do governo.

Segundo o vice-ministro para Prevenção e Segurança Cidadã, Néstor Reverol, dos sete feridos a tiros, seis são agentes das forças de segurança. "Todos os feridos foram retirados do local (...) Não temos informações de mortes", indicou Reverol à televisão estatal VTV, a únicas rede autorizada a entrar na penitenciária.

O alto funcionário explicou que mais de seis horas depois do início da tomada da prisão, 45% dos mais de 3.600 internos estão sob o controle das forças de ordem. Na parte de fora de El Rodeo, dezenas de parentes de presos viviam momentos de angústia nesta sexta-feira devido à falta de informações. "Iniciamos uma operação para restituir a ordem interna e desarmar os presos após a lamentável situação ocorrida no final de semana", explicou à VTV o ministro do Interior, Tareck El Aissami.

Segundo dados oficiais, no total, 21 presos e um visitante morreram desde domingo em um conflito armado entre internos em El Rodeo, a cerca de 40 km de Caracas (norte da Venezuela). O confronto foi o mais violento registrado no interior de um centro de detenção na Venezuela desde 1999.

El Rodeo reflete as condições das violentas e superlotadas prisões venezuelanas, que hoje têm três vezes mais presos do que sua capacidade, segundo organizações humanitárias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação