Mundo

A primeira-dama dos EUA, Michelle Obama, visita África do Sul

Agência France-Presse
postado em 20/06/2011 17:08
Michelle viaja com suas duas filhas, Malia e Sasha, e sua mãe, Marian RobinsonPRETÓRIA - Michelle Obama começa nesta segunda-feira (20/6) sua primeira grande viagem ao exterior como primeira-dama dos Estados Unidos, com uma visita à África do Sul e Botsuana, centrada nas jovens e no legado da luta contra o apartheid.

Michelle viaja com suas duas filhas, Malia e Sasha, e sua mãe, Marian Robinson, mas sem seu marido, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Partiu de Washington nesta segunda-feira pela manhã e a expectativa é que chegue à noite na base aérea de Waterkloof, em Pretória.

Michelle Obama se reunirá na terça-feira pela manhã em Pretória com a mulher do presidente sul-africano Jacob Zuma, Nompumelelo Ntuli-Zuma. Posteriormente irá a Johannesburgo para visitar a Fundação Nelson Mandela, onde terá um encontro com a mulher do ex-presidente, Graça Machel.

Na terça-feira à tarde, visitará um centro de saúde de Johannesburgo e o Museu do Apartheid, que conta a história da luta contra o regime racista que proclamava a supremacia da raça branca.

A viagem de seis dias, a primeiro sozinha na África, inclui uma parada na Cidade do Cabo, onde verá o prêmio Nobel da Paz Desmond Tutu, e uma visita à capital de Botsuana, Gaborone. Mesmo assim, pronunciará um discurso em um fórum de 75 mulheres de 16 a 30 anos, que estão desempenhando papéis de liderança no continente.

Elizabeth Trudeau, porta-voz da embaixada americana em Pretória, disse que Michelle Obama vai à África para "falar do desenvolvimento das mulheres e da juventude". "A visita à África do Sul é importante para eles como família. Visitará marcos históricos como o Museu do Apartheid e o Memorial Hector Pieterson", em homenagem a um menino de 12 anos morto durante o levantamento de Soweto em 1976.

A Casa Branca enfatizou a importância que tem para a família Obama o movimento anti-apartheid sul-africano, que Barack Obama, primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos, considera sua primeira causa política. Trudeau disse que a Casa Branca considera esta visita de Michelle Obama "sua primeira grande viagem ao exterior".

Michelle Obama fez sua primeira viagem ao exterior como primeira dama no ano passado, parando brevemente no Haiti antes de seguir para o México para uma visita de três dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação