Damasco - Dezenas de milhares de pessoas saíram às ruas do centro de Damasco nesta terça-feira para manifestar apoio ao presidente sírio Bashar al-Assad, um dia depois de um discurso à nação do chefe de Estado.
As ruas do centro da cidade estavam lotadas de manifestantes procedentes da capital e das cidades próximas. Eles exibiam bandeiras sírias e gritavam frases como "Nos sacrificaremos por Bashar", "Deus, Síria, Bashar, e nada mais". Também defendem a "unidade nacional" e o "diálogo nacional".
A agência de notícias oficial Sana informou que "milhões de sírios se mobilizaram nas grandes cidades do país para apoiar o plano de reformas globais anunciado por Assad".
[SAIBAMAIS]Em um discurso na segunda-feira, o presidente sírio se negou a executar reformas em meio ao "caos", mas se disse aberto ao "diálogo". Assad admitiu que o "diálogo" poderia resultar na supressão do artigo 8 da Constituição, que assegura a supremacia política do partido Baath, que governa a Síria há quatro décadas. A anulação do texto é uma das principais exigências da oposição.
As promessas irritaram a oposição, que prometeu dar prosseguimento à revolta, iniciada em 15 de março, até a queda do regime. A repressão das manifestações deixou mais de 1.300 mortos e 10.000 pessoas foram detidas, segundo ONGs.